RSS

Dia da Restauração

domingo, 30 de novembro de 2008


1 de Dezembro de 1640 golpe palaciano que pôs fim a 60 anos de governo filipino em Portugal e colocou no trono o duque de Bragança D. João IV.


[...A cerimónia oficial para a aclamação do monarca foi marcada para o dia 15. Tudo se faria sem grandes festas, como D. João havia exigido. Para o efeito, ergueu-se um palanque no Terreiro do Paço...] [...De repente, toda a gente explodiu em vivas de alegria e entusiasmo. Fernão Teles de Menezes esperou que as vozes se calassem, desfraldou a bandeira das quinas e agitou-a, gritando, entusiasmado: Real! Real! Real! Pelo muito alto e poderoso rei D. João IV nosso senhor! - Viva!] [...Finalmente, Portugal libertara-se do jugo que o estrangulava e conquistara a tão merecida independência e liberdade. Extraído do livro de Isabel Ricardo "O Último Conjurado".

12 comentários:

Conversa Inútil de Roderick disse...

Isro é um pau de dois bicos. Sou muito patriota. Sou daqueles que pára quando ouve o hino e se perfila, mas acho que uma nação ibera una seria uma potência muito maior.
Há quem não saiba, mas o Rei D. Filipe I de Portugal decidiu mudar a corte para Lisboa, em detrimento de Madrid, mas os nobres portugueses opuseram-se. Se isso tivesse acontecido a História tinha sido outra, e provavelmente ainda hoje seriamos o mesmo país, mas com o Governo nas mãos da mui nobre "provincia" de Portugal e a capital Lisboa!

Pascoalita disse...

E eu que pensava que o dia de hoje era feriado em honra do nascimento do meu Manel ahahah

História não, please

Pascoalita disse...

Pronto!

Deixei um endereço no post anterior e vou repeti-lo aqui

http://www.fl.ul.pt/posgraduados/teoria_literatura/Amado1.pdf

Depois de lerers um pouco, quem sabe volte a inspiração pra mais matanças ahahah

jokinhas

Teté disse...

Continuo a preferir ser portuguesa a espanhola! E segundo os manuais D. Filipe I até fez um esforço para unir a tal nação ibera, já os seus sucessores foram um descalabro.

Se o domínio filipino tivesse sido bom, que razão tinham os restauradores para querer a independência de novo?

Resto de bom feriado, Carlos!

Laura disse...

Gosto mais da Restauração de comer, sabe melhor e na tem tanta gente a inventar como foi.... Beijinhos, vai um chocolate quentinho? eu nã posso, tou mal da bisicula.... bisicula pois...

Laura disse...

ó menina mas se fossemos espanhóis na tinhamos apssado pelos apertos que temos agora, tavamos melhor e o salário minimo são mais de 200 contos ehhhhh que bom...

Carlos II disse...

Roderick,

Quer dizer que Portugal é um assunto ainda não resolvido?
Não podemos ver esta questão por um prisma meramente economicista. Nem interessa saber se, com a unificação com Castela a tal Ibéria se tornaria uma grande potência.
Eu acho que, com essa solução era certo que Castela iria ter mais um problema político para resolver.

Laura,

Eu sei que estás mais interessada na restauração. Mas eu quis lembrar esta data, para as pessoas mais distraídas. Além disso alguém podia ter perguntado à Laurinha que dia feriado era o de ontem e podias não saber responder.

Pascoalita,

Estou interessado em ler já fui a esse endereço e não descobri ainda nada.
Vou tentar outra vez.

Carlos II disse...

Portugal não é só, o que se reporta à decadência da monarquia ao republicanismo, ao salazarismo, ao 25 de Abril de 74, ou aos golos da selecção nacional.O projecto português é sobretudo espiritual. É um projecto que foi iniciado pelos Templários e a gesta quinhentista que veio a seguir. É o Portugal de Camões e de Fernando Pessoa.

O Encapuçado disse...

carlitos, se queres saber a je aqui apesar de surda era a melhor na história na 3ª e 4ª classes...mas deixa eu espreitar o que escreveste e já te digo que dia é!...ai que riso... beijinhos gelados cá do Norte...
Sei que foi no 1 de Dezembro, o feriado era esse ehhhhh e o Duque (não de copas) de Bragança ascendeu ao trono... e blá blá Real real pelo Rei de Portugal...bora prós copos e canecas de barro lá na Taverna dos Távoras ehhhhh...

O Encapuçado disse...

Ai roderick, nem me digas que nunca ouviste dizer que; de espanha; nem bom vento nem bom casamento?! tão...

O Encapuçado disse...

ahhh lá está de novo a pascoalita armada em engraçadinha, olhem se ela na sabe a data dos anos do manel dela?...

Conversa Inútil de Roderick disse...

O Mito do Quinto Império!
Para quando, oh Sebastião desejado?
Por falar em Sebastião. É claro que é dos meus genes! Só não saiu de mim senão tinha de fazer uma cesariana. Valha isso! ahahahahahah