RSS

Passagem dos Dias

terça-feira, 5 de agosto de 2008



Já lá vai o tempo em que passava horas a derreter o corpo ao sol no imenso areal. A olhar o mar e o seu horizonte. Hoje em dia estou menos exposto à obrigatoriedade de ter o tom bronzeado da pele. Isso já não me diz nada. O que continuo a apreciar é a sociabilidade na época balnear e a despreocupação dos dias. Sobretudo à noite numa esplanada em amena cavaqueira, com a família, amigos ou conhecidos de outras férias. Isso ainda é possível em Peniche. Os temas das conversas variam de ano para ano, conforme o que de mais relevante se passou nos noticiários da nossa televisão, durante as anteriores estações do ano. Os temas geralmente não são tratados ao pormenor e salta-se com facilidade de um para outro tema, no intervalo de um pedido de um cone recheado de gelado de apenas dois sabores. É o touch and go.

O mês de Julho é o melhor mês para se passar uns dias gloriosos de sol em Peniche. O Agosto é mais traiçoeiro, normalmente com as neblinas bem cedo e as nortadas por vezes a estragar o dia para a turba estendida no imenso areal. É nessa altura que os nossos amigos, uma vez convidados a passar uns dias connosco, perguntam espantados de como é possível escolher passar as férias na antiga ilha Pelágia, agora encostada ao continente, formando uma península, a cidade de Peniche.



I - Peniche - Crónica da Passagem dos Dias

4 comentários:

Laura disse...

Olá ccarlitos... Há que tempos não vinha cá...como foste de férias, abrandei. Conheço Peniche de vista e d epassagem apenas, mas é um encanto. e adoro também estar na treta com amigos, é o melhor que há. Beijinhos da laura..

Ahlka disse...

Esplanada, amena cavaqueira....hummmm...Sei que é feio, mas..QUE INVEJA! :)

Teté disse...

Do que gosto mais da praia é dos mergulhitos nas ondas e... da esplanada! Se com direito a cavaqueira com familiares e amigos, melhor ainda!

E já agora, tendo tu amigos em Peniche, sabes de onde vem a expressão? ;)

Jinhos!

Carlos II disse...

olá a todos

tete: pois claro que conheço a expressão "amigos de Peniche". É devido a um acontecimento histórico, por altura da perda da independência de Portugal. Os falsos amigos, eram os ingleses, que se apearam em Peniche para ajudar em Lisboa os partidários do Prior Crato. Mas borrifaram-se nos Antonistas e piraram-se.

Bjs a todas