RSS

Política

terça-feira, 4 de março de 2008

É raro escrever sobre política, mas vou hoje abrir uma excepção não desenvolvendo nada de especial sobre a nossa actualidade.

Em princípio todos nós aceitamos toda a acção da causa pública como um acto nobre. Trabalhar para o bem comum, para o desenvolvimento integral do ser humano. Todos aspiramos nas pessoas (políticos) que elegemos, a defesa de determinados valores, de justiça, de igualdade, desenvolvimento integral do ser humano. Chama-se a isso humanismo. Nem sempre, isso acontece, pois outros valores se tem levantado. No caso especial do país, o desencanto é enorme. A descrença nos políticos e nos partidos políticos atinge todas as classes sociais. Poderemos até dizer que este sistema (Parlamentar) não funciona. Eu até acho, que sim, já não funciona. Por isso, de vez em quando surgem notícias de tentativas de cidadãos com a decisão de criarem novos partidos. Hoje, foi noticiado a criação, para breve de um novo, o Movimento Esperança Portugal, cujo seu mentor, Rui Marques, antigo alto-comissário para a Imigração e Diálogo Inter-Cultural, afirma que o MEP, se deverá situar entre o PS e o PSD, portanto no centro do espectro político. E tratar-se de um movimento defensor dos valores humanistas. E aqui é que me fez pensar nestas minhas palavras e de ter vontade de fazer este post. Então em princípio não seremos nós todos humanistas? E os partidos políticos, existentes não possuem eles todos uma componente humanista? Não foi para o bem comum que eles foram fundados?

Lamento dizer, mas com este status existente, a criação de novos partidos políticos nada vem resolver, porque o mal é do próprio sistema. E como o porta-voz já insinuou que o MEP não é anti-sistema, fico na expectativa e pergunto, qual será a vantagem de mais um partido político numa área do centro, pró-sistema, embora humanista, é evidente.

3 comentários:

Laura disse...

Ainda não reparaste que os humanistas também mama e têm fome? e não têm tacho? vamos fundar o nosso? quem sabe, enchemos como eles e já não precisamos de viver mal!...

Teté disse...

Cá por mim, é mais um a querer poleiro! Vem com outra (?!) conversa, do humanismo, ah e tal, sem acrescentar nada? Pois... a intenção deve ser só "roubar" votos aos outros...

Não há pachorra!

Ahlka disse...

Nascido para morrer, mas enquanto nasce e não nasce, vai supostamente abanando uns galhos :)