RSS

O Dia do Regicídio

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Na ausência de um boletim meteorológico, curiosa é a descrição do dia 1 de Fevereiro de 1908 no Terreiro do Paço, feito pelos contemporâneos, conforme o ângulo de visão e de diferentes perspectivas políticas.

Raúl Brandão "tarde azul, morna, diáfana, nem uma nuvem" . Jorge de Abreu "a impressão de que a atmosfera, excessivamente carregada, por força desabaria em medonha tempestade". António Cabral "O sol jorrava luz vivíssima sobre Lisboa, alagando de claridade as ruas e as praças. O Tejo faiscava, como se no dorso das águas fosse correndo ouro derretido" Fabrício de Lemos, um dos regicidas "O amarelo sujo dos edifícios tornara-se mais lívido à luz indecisa e triste do dia invernoso e húmido; e as árvores raquíticas que guarneciam a praça estendiam tristemente os galhos despojados como espectros gotejando. Do Tejo, sombrio e agitado, cor de chumbo, vinham grandes lufadas de vento glacial, parecendo trazer consigo gemidos e ameaças. As gaivotas pardacentas voavam baixas, piando sinistramente no grande silêncio. Nuvens loucas cor de fuligem esfarrapam-se no espaço opaco, correndo baixas e ameaçadoras" Rocha Martins "dealbava a manhã um pouco nublada mas suavizara-se, enchera-se de alegre sol, num precoce encanto da estação; a cidade estava loira de sol e as gaivotas desequilibravam voos, como tontas pela intensa luz".

Fonte: Regicidio, A Contagem Decrescente de Jorge Morais (Editora, Zéfiro)

3 comentários:

Teté disse...

Pois, Carlos, se eles nem se entendem sobre se o príncipe Manuel seguia no landau (antigamente chamava-se charrette, não era?), quanto mais em relação ao estado do tempo...

Apenas 100 anos depois deturpam factos, para dar mais credibilidade às suas "interpretações"!!! Inconcebível, no mínimo!

Laura disse...

Diferentes formas de ver ou imaginar como estaria o dia naquele dia!...A verdade talvez nunca a saibamos ao certo, pois uns mentem e outros não, mas!...Foi pena, mas aconteceu no nosso Pais entre o nosso povo, enfim... Sempre tivemos gente sem escrúpulos entre os políticos e sempre teremos, só que agora disfarçam mais e pagam para matar!...

Laura disse...

Ah, esquecid e assinar..laura a jamas bonda!...