RSS

A Pobreza

quarta-feira, 17 de outubro de 2007


Segundo estatísticas 20% da população portuguesa vive na pobreza. São 2 milhões de pessoas. Ao contrário do que geralmente se supõe, até não são as pessoas que não têm emprego, que estão naquela situação, mas uma certa classe média a mais atingida. São aquelas pessoas que contraíram créditos, ou que assumiram responsabilidades financeiras e que agora não conseguem honrar esses compromissos.

Lembro-me que no tempo do "cavaquismo" a par de um indiscutível progresso nalgumas áreas, embora de um progresso não muito bem sustentado, criou-se a ideia que possuir dinheiro e toda uma gama de produtos de consumo era fácil. Os bancos e outras instituições congéneres estavam dispostas a ajudar os cidadãos a realizar a viagem, a casa de sonho de uma vida, ou a fácil troca do seu Fiat Punto por um automóvel topo de gama. O empréstimo de dinheiro até para o homem das castanhas se tornou uma obsessão.

As causas desviantes deste mal estar social, a pobreza, são muito justamente devido a factores económicos e sociais, mas igualmente de natureza cultural.

Já aqui escrevi que, para além do relativismo de tudo, inscreveu-se na mente da população a ideia que a felicidade estava ali à esquina sendo o TER o suporte de tudo. Trabalha-se para o TER. Este é o lema principal da nossa actividade hoje em dia. Compro, logo existo.

6 comentários:

Teté disse...

Bom, também pensei em escrever sobre este assunto nesse dia, mas não percebi bem a acção que estava em curso.

Desculpa, uma data de universitários deitados na relva a levantarem-se, ao som de um apito simbólico, parece-me mais um "teatrinho" do que um verdadeiro protesto. Os governantes vão prestar atenção? Duvido. Mas isso também sou eu que sou céptica...

Suponho que estas teatralizações até dão jeito aos governantes, que enquanto se está a falar disso, não se está a falar do aumento do pão, no início deste mês...

Desculpa se considerares o tratamento por tu ofensivo ou desrespeitoso, mas na blogosfera achei preferível. Claro que uns tem 20 anos, outros 60, uns são doutorados e outros têm a 4ª classe, isto claro se todos disserem a verdade sobre si próprios (mas também é verdade que, mais cedo ou mais tarde, todos acabamos por nos aperceber das mentirolas). Não se trata de uma relação laboral, nem presencial, portanto um tratamento igualitário parece-me saudável.

Para mim trata-se apenas de uma certa partilha de conhecimentos e vivências...

Ah, e já agora, quando leres o livro, dá a tua opinião, que também estou curiosa.

Bom fim-de-semana!

Laura disse...

Ora carlos, o pessoal quando pediu os empréstimos (alguns abusaram claro..) nem sonhavam que um dia destes estariam sem emprego ou um deles desemrpegado, e a culpa pode ser dos gananciosos dos Bancos que levam tudo com juros enormes, mas, quem pede..paga, e assim vamos de mal a pior...E as facilidades que davam para emrpestar? era tudo na maior, ams na verdade andamos mal mal de tudo..
Té té eu trato por tu, porque são todos mais novos que eu os catraios ehhhhhhh, e adoro ver a troca de tudo que há entre nós, os do nosso grupinho lindo...e é bom que se fale de tudo e uns têm jeito para uns assuntos e outros como eu (para menos) mas cada um dá o que pode, partilha!...
Beijinhos a todos.

Ahlka disse...

Pessoalmente não atribui culpas aos bancos nem ao governo mas sim a esse facto que colocaste em maiúsculas: TER.

Vi numa loja pessoas de telemóvel na mão, a comprarem telemóveis topo de gama A CRÉDITO! Ora digam lá que isso não é doença!?
Pediram-se créditos para cobrir outros, sem saber nunca abrandar a vontade de TER.

Chamo miséria mental a qualquer tipo de miséria, exceptuando a do 3º mundo.

Laura disse...

Quando não se tem não se compra e mais nada. Mas o pesoal já não sabe funcionar assim..tem de ter para pagar dê lá por onde der...E agora qualquer senhora das limpezas o tem, e eu que fiquei embasbacada a olhar para uma a acabar de lavar o chão nas casas de banho de um parque automóvel, de repente levanta-se, enfia a mão no bolso e tira de lá um bom telelé...ihhh e desatou a falar, enquanto a água escorria dos joelhos, mas a nina das limpezas tinha um telemóvel, achei um piadão porque nunca tinha visto nada parecido... enfim, é preciso ter e haver...
beijinhos da laura pa ti.

E se eras apaixonado por ela, pela sua musica digo...pena que se tenha ido assim nova, mas quem sabe ainda toca lá em cima...

Laura disse...

Buenas noches para usted. gracias por lo saludo e coment em mio blog..ehhhh olá carlos dos ii boa noite para ti. jinhos de mim.

Pascoalita disse...

Sinceramente, acho que as estatísticas estão erradas e a pobreza é uma facção maior! Claro que nas minhas contas incluo todo o tipo de pobreza, a de espírito também.

Há quem contraia empréstimos para ir de férias e quem ande 5 anos a pagar a festa do casamento dos filhos!

Uma grande parte da população que eu avalio em mais de 50%, faz uma vida de fachada!
Embora não culpe os banco, a verdade é que nos bombardeiam todos os dias com ofertas de serviços, através de acérrimos telefonemas e aliciantes panfletos, sendo mtas vezes necessária mto ginástica para não cairmos na tentação de gastar o que não temos.