RSS

Impressões/Quase diário de Férias

terça-feira, 31 de julho de 2007

Céu azul celeste com núvens de um branco quase cinza. O sol timidamente lá aparecia num jogo desesperante quase infantil. (Não!!! Isto é muito poético!) Os abastecimentos comestíveis num centro comercial de manhã. De tarde uma sesta. À noite o mais do menos do tele-jornal.
Dia 3.7.07

Visita à Fortaleza (Peniche) e passeio pelo molho leste até ao farol. As gaivotas sempre presente. Brisa marítima refrescante. O mar. Início de leitura. De regresso a casa, através do rádio do carro tenho conhecimento de uma diatribe da Paula Bobone, na ante-estreia do último filme de Manuel de Oliveira. A rainha de etiqueta portou-se mal. À noite a jornalista Judite de Sousa entrevista Zita Seabra, a propósito do seu livro Foi Assim. Revelações importantes sobre a sua vida na clandestinidade e o mundo concentracionário dos comunistas.
Dia 5.07.07

Óbidos foi considerada muito justamente uma das 7 maravilhas de Portugal. É justo. Estou aqui perto. Este ano ainda não lá fui. Á praia da Alfarroba também não.
Dia 7.07.07

Sobre o amor, citação do livro A Prisão de Jesús Zárate que estou a ler. As mulheres só têm de bom aquilo que escondem e que quando deixam de o esconder deixa de ser bom. Também acho.
Dia 9.07.07

Quinta dos Loridos nos arredores do Bombarral. Uma vasta área de vegetação com muitas árvores de sobreiro e carvalhos. Um lago artificial rodeado de estátuas gigantes de Buda ede outras deusas orientais. Ideia de Joe Berardo. Hello Joe!
Dia 11.07.07

Almoço nas Caldas da Rainha com tempo fresco convidando a uma visita demorada. Á tarde passeio pelas ruelas de Óbidos. É o mês da feira medieval. Recordo Josefa de Óbidos e provo a ginginha que é uma delícia.
Dia 13.07.07

O sr. Costa ganhou as eleições para a CML. Como pode alguém salvar, quem não quer salvar-se? Par Laverkvist. Notável os votos da Helena Roseta.
Dia 14.07.07

Quem também não deseja salvar-se é o Saramago. Agora lança mais uma farpa no DN. Portugal deverá integrar-se na Espanha e que deverá formar-se um novo país, a Ibéria. Uma visão iluminada de um marxista frustado. Saramago jazz e arrefece.
Dia 18.07.07

De manhã e com sol radioso, banhos na praia de Alfarroba já repleta de pessoal. Continuação de leitura desta vez de jornais com a bica e uma água natural. Paisagem deslumbrante de umas jovens espanholas, muito eufóricas. Carlos, já não tens idade pra isso, ok?
Dia 21.07.07

Outra vez Óbidos com espectáculos de rua integrado na feira medieval. Tiro algumas fotos que colocarei em devido tempo aqui no Luz itania. Óbidos faz bem.
Dia 22.07.07

Comprei o DVD do filme do Mel Gibson Apocalypto a pedido. Boas passadas na bicicleta e reparo que junto aos prédios do aldeamento, continuam os portugueses a estacionar os carros nos passeios que dividem as duas vias. Uma anarquia desorganizada, simplesmente. Antes de esperar pelo dia seguinte, vejo o filme do Gibson e...gostei.
Sempre em forma é o Mirandum. Uma cervejaria com um bom marisco. A Mariscada é uma especialidade da casa. Termino aqui, porque não me pagaram para fazer publicidade. Mas, já sabem. É a melhor casa de Peniche.