RSS

Os Grandes Portugueses

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007


Tenho acompanhado com curiosidade o programa da rtp "Os Grandes Portugueses" e descontando o processo de escolha daqueles que mais se destacaram na história de Portugal, para o melhor e pior, o programa possui de certo modo alguma importância, servindo perfeitamente os objectivos da rtp do tão falado serviço público.
Se eu tivesse disposto a participar na votação, o que não o vou fazer, estaria a pensar em dois nomes dos mais importantes da nossa história, D. Afonso Henriques e D.Dinis. Como tinha que escolher só uma personalidade, escolheria o rei D.Dinis.

D.Dinis
D. Dinis foi o nosso rei que melhor entendeu o espírito dos templários. Assegurando a ponte entre o visível e o invisível, entre o mundo material e o mundo espiritual, D.Dinis preparou a gesta gloriosa dos Descobrimentos. Foi quem criou a Ordem de Cristo, desobedecendo ao Papa Clemente V e às perseguições dos cavaleiros templários ordenada por Filipe, o Belo, substituindo a extinta Ordem do Templo. Com esta decisão deixou um precioso legado de riqueza a Portugal, mais sobretudo a riqueza maior dos seus conhecimentos e experiência.
De D.Dinis, um rei culto, trovador, já muito se escreveu, é tema inesgotável da história de Portugal.

Na noite escreve um seu Cantar de Amigo
O plantador de naus a haver,
E ouve um silêncio múrmuro consigo:
É o rumor dos pinhais que, como um trigo
De Império, ondulam sem se poder ver.
Arroio, esse cantar, jovem e puro,
Busca o oceano por achar;
E a fala dos pinhais, marujo obscuro,
É o som presente desse mar futuro,
É a voz da terra ansiando pelo mar.
Fernando Pessoa

1 comentários:

Ahlka disse...

Embora não domine História, sinto um certo fascínio por tudo o que envolve esse mundo onde se misturam religiões com poder, governo, ócio, intrigas, meditação e pensamentos...