RSS

Lugares Mágicos

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Convento de Cristo

TOMAR
Considera-se um lugar mágico, algo físico que não é facilmente perceptível. Lug era uma divindade celta que tinha como atributo ver na obscuridade.
Tomar é justamente com Sagres um dos dois lugares míticos e representa para a actualidade uma chave priveligiada para o estudo e compreensão do espirito que esteve na génese da fundação de Portugal e da epopeia dos Descobrimentos portugueses. "(...) Se eu conseguir imaginar um castelo templário, assim era Tomar. Sobe-se por uma estrada fortificada que bordeja os bastiões exteriores, de seteiras em forma de cruz, respira-se uma atmosfera cruzada desde o primeiro instante. Os cavaleiros de Cristo tinham prosperado durante séculos naquele lugar: a tradição pretende que tanto o infante D. Henrique como Cristóvão Colombo eram dos deles, e com efeito haviam-se dedicado á conquista dos mares fazendo a riqueza de Portugal." Referência de Humberto Eco na sua obra "O Pêndulo de Foucault.
A igreja de Santa Maria do Olival (igreja templária), o castelo e a charola, são importantes pontos de referência para se poder sentir a espiritualidade templária.

4 comentários:

Pascoalita disse...

Olá :)
saltei do cantinho da Ahlka para aqui e dei uma espiadinha rápida. Não posso no entento sair sem deixar uma palavra sobre esta imagem.
Só conheço por fora, mas tenho ouvido contar ser de grande beleza!

lobices disse...

...adorei visitar Tomar em 2003 (que não conhecia)
...na verdade o Convento de Cristo e Stª. Maria do Olival contêm toda a espiritualidade Templária
...dentro desses Templos, somos levados a algo mais "elevado"

Pascoalita disse...

Sinto agora ainda mais vontade de o visitar, o que vai ter de acontecer brevemente.
:)

Ahlka disse...

Também aconselho vivamente, senti-me tão pequenina num misto de respeito e admiração... :)